Sino dos ventos

terça-feira, 17 de abril de 2012

5 Rs - vocês conhecem?


Pesquisando sobre os 3 Rs - reduzir, reciclar e reutilizar, descobri os 5 Rs (não sei vocês, mas eu ainda não os conhecia) num post de quase um ano atrás (11/05/2011) da Lecy C. Picorelli, que já estou seguindo e recomendo, pois tem muita coisa interessante. O texto do blog é mais extenso. Abaixo segue apenas uma parte sobre o tema:


5 Rs são ações práticas, que no dia a dia podem propiciar a redução do impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas:

1) Repensar os hábitos de consumo e descarte
Antes de comprar qualquer produto, pense na real necessidade da aquisição. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.

2) Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas comprometidas com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de tecido para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!

3) Reduzir o consumo desnecessário
Consuma menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Faça bijuterias, brinquedos e presentes personalizados reutilizando materiais. Invente novas receitas e reaproveite de forma integral os alimentos. Alugue equipamentos. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.

4) Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar
Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matéria prima virgem. Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e crie blocos de rascunho. Conheça os vários tipos de oficinas de sucata existentes em sua cidade. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

5) Reciclar materiais
O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas, seja no mercado formal ou informal de trabalho.

Exercite os quatro primeiros Rs e o que restar, separe para a coleta seletiva (embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, toners e cartuchos de impressoras, pilhas, bateiras, CDs, DVDs, etc.


Minha opinião é de que pode até ser um pouco difícil no começo, mas nós arteiras já estamos fazendo nossa parte. Então, bora lá continuar contribuindo. O planeta Terra agradece!
Créditos:
1) Logo dos 5 Rs e parte do texto: http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.br

6 comentários:

  1. Oi Sueli, muito legal esse post! Eu tenho esse costume desde pequena, aprendi com minha mãe e olha que naquele tempo nem tinha tanta divulgação...rs
    Beijos e um lindo dia.

    Estava tentando comentar aqui outro dia e não conseguia, acho que hoje vai...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, ainda estou com dificuldade neste blog. Só hoje o comentário que vc postou em 18/04 apareceu para mim ... estranho isso.
      Enfim, minha mãe também nos ensinava muitas coisas que hj são bandeiras para a preservação do meio ambiente.
      Cada um fazendo a sua parte, por menor que seja, faz muita diferença para o planeta.
      bjs
      Sueli

      Excluir
  2. Sueli, tá mais que autorizado,uma honra.
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, vc já deve ter lido ... de qualquer forma, brigadú!!!
      bjs
      Sueli

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!