Sino dos ventos

terça-feira, 24 de abril de 2012

Usos domésticos para a cerveja


People, não bebo refrigerante e nada que contenha álcool. Entretanto, a notícia que li no site O Eco, vale a pena ser reproduzida. A matéria descreve dez usos domésticos da cerveja, como ajudar no controle de insetos no jardim, dar mais brilho a móveis de madeira ou como adubo de plantas, aproveitando aquele fundinho da lata que sobra das festas ou churrascos de domingo.


Remoção de manchas - Em vez de apelar para produtos químicos, tente remover manchas de chá ou café com cerveja. Basta umedecer a parte atingida com um pouco dessa bebida fermentada e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, passe um pano molhado com água fria sobre a mancha até que ela seja suavizada. Depois, é só lavar normalmente com água e sabão. Mas não se esqueça de testar a cerveja em uma pequena área do tecido antes de tentar remover a mancha. Alguns materiais são mais sensíveis, e o resultado pode não ser tão bom quanto o esperado.
Contra lesmas e caracóis - Se esses moluscos andam danificando o seu jardim, uma bela armadilha pode ajudar a controlar o número dessas criaturazinhas a zanzar pela suas plantas. Basta colocar cerveja em uma vasilha e deixá-la próxima à área a ser protegida durante a noite. O aroma da bebida atrai lesmas e caracóis, que acabam se afogando no líquido.
Para limpar jóias de ouro - Ela também é ótima para dar brilho a jóias ou a pequenos objetos de ouro. É só mergulhá-los em um prato fundo contendo um pouco da cerveja e deixar agir por 10 minutos. Depois, basta tirar as peças do líquido, enxaguar e usar um pano macio e seco para dar um polimento final.
Dê fim às moscas - Assim como as lesmas, as moscas também são atraídas pela cerveja. Para evitar que elas fiquem sobrevoando o seu lixo ou seu pote de compostagem, coloque uma lata com um pouco da bebida na sua cozinha e cubra a parte de cima da latinha com um plástico, deixando apenas um pequeno furo para as moscas entrarem. Uma vez dentro, elas não conseguirão mais sair.
As plantas também gostam - Você pode usar cerveja até como fertilizante na sua horta. Os açúcares presentes na bebida também são apreciados pelas plantinhas. Se for regar espécies mantidas em vasos no interior da casa, só tome cuidado para não exagerar na quantidade. O ideal é colocar uma pequeno volume de cerveja sem gás na base da planta.
Distraia abelhas e vespas - Quem costuma fazer piquenique sabe que esses insetos adoram aparecer sem serem convidados. Para evitar que eles se aproximem dos seus petiscos ou se afoguem na sua bebida, deixe alguns copos de cerveja nos arredores do local escolhido para o seu piquenique. As abelhas e vespas serão atraídas pela bebida e não chegarão a importunar a sua refeição ao ar livre.
Adeus ratos - Se você não tem um gato em casa, a cerveja também pode lhe ajudar a se livrar de pequenos ratos. É só colocar um pouco da bebida em uma vasilha alta e fazer uma espécie de rampa com um pedaço de madeira para que os camundongos consigam chegar até o topo da vasilha. Essa técnica é indicada para quem precisa se livrar de pequenos roedores, mas pretende controlá-los de uma forma menos violenta. Depois de capturados, você pode soltar os ratinhos bêbados em algum local distante de sua casa.
Acabe com a ferrugem - Sabe aquele parafuso de metal que há anos não é desrosqueado? Quando a remoção parecer impossível, a cerveja pode lhe ajudar a se livrar da ferrugem que dificulta a movimentação do tal parafuso. Envolva a área enferrujada com um pano umedecido com a bebida e espere cerca de 1 hora.
Armadilha para baratas - Basta colocar um pedaço de pão embebido em cerveja em uma jarra com vaselina espalhada em suas bordas. As baratinhas serão atraídas para dentro do recipiente, mas não conseguirão sair de lá.
Para recuperar o brilho de móveis de madeira - Se quiser, você pode até aposentar aquele lustra móveis industrializado. A cerveja é ótima para recuperar o brilho e a cor de móveis de madeira. É só umedecer um paninho macio com um pouco da bebida sem gás, aplicar sobre a superfície a ser lustrada e … voilà!

Não testei e não posso indicar nenhuma das dicas sugeridas, portanto, fica a critério de cada uma de vocês experimentarem ou não. Caso já conheçam ou venham a comprovar alguma sugestão, comentem, repliquem, please!


Créditos:
1) Imagem:  http://www.presenteparahomem.com.br/do-que-a-cerveja-e-feita-qual-a-composicao-da-cerveja/
2) Texto: http://www.ecocidades.com/2011/08/25/10-usos-domesticos-para-a-cerveja/

6 comentários:

  1. Ótimas dicas e uma forma muito legal de reaproveitar um final de festa e deixar jardins mais adubados, quintais livres de roedores e móveis mais brilhantes. Depois da rapaziada beber bastante é só colocar todo mundo para trabalhar e perder a barriguinha rsrsrrs.
    Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da frase "colocar todo mundo para trabalhar e perder a barriguinha rsrsrs."
    Será que o pessoal vai ter pique prá isso? Os que eu conheço certamente não.
    Adorei sua visitinha, apareça sempre.
    bjs
    Sueli

    ResponderExcluir
  3. ola, Sueli adorei essas dicas como também o seu blog, tudo tão criativo e bonito, já estou te seguindo e a convido a conhecer meu blog e se tornar minha seguidora, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joma, seja bem vinda!
      Pode estar certa de que vou conhecer seu blog, e claro, me tornar mais uma seguidora. E assim as arteiras vão se unindo.
      Leu meu post "Amizade entre blogueiras"? Ainda não, como assim? Leia e depois me conte, combinado?
      bjs
      Sueli

      Excluir
  4. Oi querida.
    Bem vinda ao meu blog e volte sempre!!! Sucesso com o seu blog estarei sempre por aqui viu!! Beijos
    www.negracriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iara, adorei ler seu comentário.
      Sucesso para todas nós!
      bjs
      Sueli

      Excluir

Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!