Sino dos ventos

quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de junho - Santo Antonio



Ontem foi o dia dos casais apaixonados. Prá quem tem namorado, noivo, ficante, marido, companheiro, ou qualquer outro título que queiram dar, foi dia de presentes, mimos, jantar à luz de velas,  etc.


Hoje é o dia em que as mulheres solteiras rezam e fazem simpatias para que Santo Antonio traga o amor de suas vidas. E torcem para que, no próximo ano, comemorem o dia dos namorados devidamente acompanhadas.


Que Santo Antonio é padroeiro de Portugal, além de protetor dos pobres e oprimidos, dos doentes, dos pescadores, dos marinheiros, das coisas perdidas, etc., até ai tudo bem, pois a devoção popular o colocou entre os santos mais amados, o cercou de riquíssimo folclore e a ele atribuiu inúmeros milagres e graças. Mas porque Santo Antonio é tido como santo casamenteiro?

Ele nasceu em Portugal no ano de 1195 e recebeu o nome de Fernando Bulhões. Era frade franciscano e viveu a maior parte de sua vida em Pádua, Itália. Seus sermões não continham nada sobre casamentos, mas ficou conhecido como o santo que ajuda as mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava às moças humildes, para que conseguisem ter um dote e o enxoval para o casamento.


Diversas lendas são passadas de geração em geração, principalmente na Itália, Portugal e no Brasil. Uma delas conta que em Nápoles, havia uma moça que iria se casar, mas sua  família não tinha como pagar o dote. No auge do desespero, ela se ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antonio, e pediu a sua ajuda, com muita fé. Milagrosamente o santo lhe entregou um bilhete endereçado a um comerciante conhecido na cidade. O bilhete dizia para o comerciante dar à moça, moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Ele não se importou, pois o papel não pesava nada. Mas, para sua surpresa, ao colocar o papel num prato da balança, o outro prato subiu imediatamente, obrigando-o a colocar no segundo prato, 400 escudos de prata, para que a balança se equilibrasse. Imediatamente o comerciante se lembrou que havia prometido 400 escudos de prata ao santo e nunca havia cumprido a promessa. Extasiado, compreendeu que o santo estava cobrando-o daquela maravilhosa forma. A moça casou-se de acordo com o costume da época, recebendo Santo Antonio, a atribuição de santo casamenteiro.

Outra lenda fala de uma moça muito bonita que havia perdido as esperanças de arranjar um marido. Apegou-se a Santo Antonio, adquiriu uma imagem e colocou-a num oratório. Todos os dias, ela colhia flores e as oferecia ao santo, sempre pedindo que lhe arranjasse um marido. Passaram-se meses, anos, e nada do pretendente aparecer. Certo dia, tomada pelo desgosto, atirou a imagem pela janela, atingindo um jovem cavalheiro. Ele apanhou a imagem e devolveu à jovem, que se apaixonou por ele, atribuindo a chegada do rapaz à fé pelo santo.

Existem ainda outras lendas e inúmeras simpatias (não conhece nenhuma simpatia? clique aqui). Talvez a mais popular seja a que diz que a jovem deve adquirir uma imagem do santo e tirar o Menino Jesus do seu colo, dizendo que só o devolverá quando conseguir encontrar um marido. Uma outra, manda por o santo de cabeça para baixo dentro de um copo d'água. Somente quando arranjar um marido, a imagem será retirada do copo.

Quer se casar e ainda não encontrou o marido? Acorda menina! Vamos fazer simpatia, botar o santo de cabeça para baixo, que hoje é o dia!



8 comentários:

  1. Sue, fiquei feliz com a tua visita!
    Vim retribuir o carinho e já estou te seguindo.
    Se vc tiver problemas em me seguir, me avise.
    Meu gadget de seguidores tem travado de vez em quando, e eu tenho perdido seguidores por conta disso.

    Gostei de saber mais sobre a simpatia de Santo Antonio... como ele sofre nesta época rs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lia, que agradável receber sua visitinha!
    Santo Antonio sofre mesmo, mas acaba ajudando algumas de nós.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. menina eu pensava que ele fosse de padua.
    não sabia que era português não, porque sempre conheci como santo Antonio de padua.
    santa ignorância a minha
    seu blog também è cultura.
    bom fim de semana

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, é sempre uma felicidade receber sua visitinha por aqui.
      Meu blog é cultura? E o seu? Além de cultura é encantamento, conhecimento, turismo e tantas outras coisas boas. Adoro seu blog!
      bjs

      Excluir
  4. Oi Sueli,
    Obrigada pela visita, também já estou seguindo seu blog. Adorei esse post!
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, estou tentando administrar tudo ao mesmo tempo. Está difícil, mas não desisto. Também estou seguindo seu blog. Adorei o que vi, voltarei sempre.
      bjs

      Excluir
  5. Santo Antônio.. casamenteiro. rs

    Beijos :*
    Boa Semaninha ")

    ResponderExcluir

Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!