Sino dos ventos

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tendência na restauração de móveis antigos

Vocês notaram que os móveis antigos estão voltando a fazer parte da decoração das casas? Uma pequena peça aqui, outra ali e aos poucos estão se tornando a vedete na decoração.

De olho neste nicho, vários ateliês, restauradores, marceneiros e alguns artesãos, se aprimoraram nesta arte e já não apenas lixam e envernizam as peças. Recuperam puxadores antigos ou os substituem por peças de cristal, porcelana, metal ou outro material que lhes dê mais visibilidade, revestem gavetas com tecido, etc.

São diversos estilos de restauração, desde o básico verniz, que mantém a textura natural da madeira, até a pintura ou um revestimento mais descolado. O laqueado é o estilo que faz mais sucesso, com acabamento colorido em alto brilho, conferindo ao móvel um ar contemporâneo.

Nos sofás, poltronas e cadeiras, o estofado e as molas danificadas são substituídos e a estrutura reparada. O revestimento é um capítulo a parte, pois a gama de opções é imensa.

Como inspiração não nos falta, vejam essas maravilhas e confessem se não dá aquela tentação em ter um desses? Ou revejam o post Móveis repaginados que publiquei há mais de dois anos e irão encontrar outras opções. Depois basta sair à procura de um móvel antigo, restaurar, colocar naquele cantinho especial e chamar de "seu".

Antes
Depois



Interior das gavetas






Crédito: Imagens





Se você gosta do Canto das Artes, divulgue-o entre as/os amigas/os blogueiras/os. Brigadú!!!


5 comentários:

  1. Ai, ai, ai, como amo móveis antigos.
    Estou com uma penteadeira para ser restaurada, mas me falta coragem para começar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já tem o móvel, mãos à obra Roberta e depois nos mostre como ficou.
      Bjs!!

      Excluir
  2. To muito tentada em comprar um móvel pra restaurar...já salvei diversos vídeos de técnicas...só falta agora achar aqueeeeele móvel pra chamar de meu e mãos a obra! Ficam lindos...fora q ter um móvel restaurado por vc, não tem preço né? Bjks adorei o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadú pela visitinha Katia!
      Já experimentou procurar em lojas de móveis usados? Talvez no meio de tanta coisa, você encontre uma mesinha, um criado mudo ou um aparador.
      Bjs!!

      Excluir
  3. Olá! Lindos trabalhos!
    onde vc encontrou esse tecido de mandala?
    Bjos

    ResponderExcluir

Adorei sua visitinha!
Aproveite e deixe seu comentário, vou adorar saber sua opinião!!!